Nós, avós viemos de longe para falar dos conhecimentos que temos. Em muitas línguas nos ensinaram que é a hora de fazer mudanças pelas nossas famílias, pelas terras que amamos. Podemos ser a voz daqueles que não tem voz. Nós somos o limite. Vamos ver a mudança. Se pudermos criar a visão em nossos corações, vai se espalhar. Como faróis, não temos opção a não ser nos unir. Como mulheres sábias não podemos nos dividir. Quando o condor encontra a águia – pássaros *“thunderbirds” voltam para casa.

Agnes Baker Pilgrim
Takelma Siletz Oregon, EUA

A avó Agnes Baker Pilgrim é uma líder espiritual de renome mundial, e zeladora da cerimônia sagrada do Salmão do povo Takelma, que ela revitalizou após 150 anos. Lágrimas enchem seus olhos quando Agnes explica o poder extraordinário de nutrir do salmão fêmea, que se sacrifica para cumprir o seu destino. Depois de uma longa e perigosa viagem rio acima para o seu lugar de nascimento, o salmão põe seus ovos, e em seguida, retorna à jusante para começar a morrer …

Durante a sua morte lenta, sua carne cai na água e alimenta outros peixes. Seus restos mortais, em seguida, alimentam as aves. Os animais que bebem a água do rio levam seus minerais de volta à terra.

O número de salmões que retornam para desovar rio acima aumentou incrívelmente desde que a avó Agnes revitalizou a cerimônia. A revista National Geographic e a Eastman Kodak deram seu apoio. Martha Stewart mostrou a sabedoria das avós em seu programa de televisão.