“A humanidade está num cruzamento e só podemos ir em uma direção, como uma pessoa que não pode ir em duas direções ao mesmo tempo. Nós não sabemos o que precisamos como seres humanos, só há um lugar para ir que está na luz, como uma tribo.”

 Flordemayo - Mayan, Nicarágua

As sagradas profecias Maias afirmam: “Um tempo virá em que a Águia do Norte reunir-se-á com o Condor do Sul. Neste momento, todas as nações vão se juntar e formar um Encontro de Anciãos. Neste encontro idosos vão compartilhar suas tradições e medicamentos com os outros. Quando os anciãos se reunirem, eles vão abrir esse conhecimento e compartilhar sabedoria com toda a humanidade. Esta profecia se cumpriu. “

 A mais nova de 15 filhos, a anciã Flordemayo nasceu nas montanhas da América Central na fronteira entre Nicarágua e Honduras. Ela cresceu em uma família de curandeiros tradicionais. Quando ela tinha 4 anos, Flordemayo começou a aprender a arte do curanderismo em sua forma tradicional: ensinada de mãe para filha, geração após geração. Recebeu seu treinamento através do sacerdote Maia Don Alejandro Perez Oxlaj Cirilo, um respeitado líder espiritual e chefe do Conselho de Anciãos Maias Quiche.

Flordemayo é presidente da Confederação dos Povos Indígenas das Américas, uma organização que leva o conhecimento tradicional de povos indígenas para o conhecimento global. Ela é uma oradora de destaque em conferências internacionais sobre os medicamentos tradicionais e curandeirismo. Ela também tem trabalhado com os povos nativos americanos e curadores ocidentais alternativos, e os seus conhecimentos e habilidades de cura são reconhecidos por médicos, enfermeiros e instituições médicas. Flordemayo recebeu a Martín de la Cruz para Terapias Alternativas, uma honra dada pelo Congresso Internacional de Medicina Tradicional.

 Desde 1999 Flordemayo faz parte da Fundação para a Sabedoria das Avós (“Wisdom of Grandmother’s Foundation”). Atualmente Flordemayo é membro do Conselho das 13 de Avós Indígenas. Ela também é membro fundador e Presidente do Instituto de Recursos Naturais e Conhecimentos Tradicionais.