O Acervo Digital de Saberes Tradicionais é uma ação ligada ao Conselho Internacional das 13 Avós Nativas, e surgiu durante o X Encontro do Conselho, realizado no Brasil em Outubro de 2011, na UNIPAZ-DF. O evento contou com o patrocínio da Fiocruz, do Ministério da Cultura, mobilizando diversos outros grupos e contando com a presença de avós nacionais e internacionais.

O objetivo desa plataforma é difundir os saberes de culturas tradicionais (HERANÇAS), alertar as pessoas sobre desafios eminentes (PERCEPÇÕES) , divulgar ações presentes que apontam caminhos de mudança (PROJETOS) bem como abrir o diálogo em torno de soluções possíveis a curto, médio e londo prazo (PROPOSTAS). Essa estrutura foi herdada do próprio encontro no Brasil: O Ontem, o Hoje, o Amanhã e o Novo Tempo.

Inicialmente, estamos divulgando os resultados do encontro brasileiro, registrado também em publicação impressa que teve a sua primeira edição patrocinada pelo Ministério do Meio Ambiente. Em breve, estaremos traduzindo para o português uma série de textos sobre culturas tradicionais oriundos de grupos internacionais ligados as 13 Avós Nativas.

Este Acervo é resultado de um trabalho coletivo, e não seria possível ser criado se não fosse pelo trabalho de cada membro da EQUIPE BRASILEIRA, desde os coordenadores até os voluntários. E claro, pelas amadas Avós dos quatro cantos do planeta e dos quatro cantos do Brasil, que saíram do conforto de seus lares e comunidades para se reunir conosco e partilhar um pouco deste grande saber que carregam no coração.

Por todas as nossas relações !