ABERTURA DO ENCONTRO

Com um espírito de profundo respeito pela ancestralidade,  foi realizada a cerimônia do Fogo Sagrado, de abertura do encontro,  reunindo as avós internacionais com as avós brasileiras e os demais participantes e convidados. O Fogo Sagrado foi aceso e foram rezadas as primeiras preces pelos anfitriões avó Maria Alice Campos Freire, representante brasileira no Conselho Internacional das Treze Avós Nativas e Pajé Santxiê, liderança Tapuia Fulni-ô, fundador do Santuário dos Pajés..

Na nossa mitologia, no início era tudo escuro – contou o Pajé Santxiê. Então Tupã disse para o beija-flor: ‘leve o fogo para o meu povo’. O beija-flor saiu de uma cachoeira em uma montanha e trouxe o fogo para o centro da aldeia. Quando o fogo acendeu o povo todo foi fazer oração e receber aquela fagulha de fogo. Foi assim que nós recebemos o fogo do beija-flor. Daí em diante começaram os povos, nossos antepassados, a querer um pouco de fogo para distribuir, para evoluir na sua sobrevivência no planeta. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>