• AS AVÓS DAS TRADIÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS
  • AS AVÓS DAS TRADIÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS

AV

Agustinha Ferreira, Povo Indígena Guarani Mbya, tem 44 anos. Seu nome indígena é Djatupá. Trabalha como artesã e agricultora. Mora na aldeia Boca do Bujiu, em São Paulo, tem dois filhos e um neto.

Alzira de Oliveira Leite é parteira, benzedeira e curandeira. Tem 75 anos e é descendente dos povos Guarani e afro.  É uma das pessoas que mantém viva essa importante ciência das ervas e das benzeduras no município São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul.

Arlene de Katendê (Mama Nkisi Ladeji) foi iniciada na nação Angola-Bantu em 1972, Trabalha pelo resgate, fomento, fortalecimento da cultura afro e da busca do equilíbrio sociocultural e religioso entre as Comunidades de Terreiros, Sociedade Civil e Poder Público.

Catarina Delfina dos Santos, liderança do Povo Indígena Tupi-Guarani, São Paulo.

Gelita Sales, “a Paata san” a mãe do lugar, a mãe da terra, a mãe do mundo.  Em sua comunidade, aldeia Manalai, tem papel de trabalhar com as mulheres de todas idades e homens também de todas as idades com educação da religião PAATA EWAN (Coração do mundo)..

Suely Carvalho é Parteira Tradicional há 34 anos. Herdou a tradição das suas bisavós e avós e a transmitiu para a filha e a neta. Fundou a ONG C.A.I.S. do Parto com sede em Olinda, Estado de Pernambuco,  em 1991, e a Rede Nacional de Parteiras Tradicionais em 1996. É mãe, avó e bisavó.

Valdeci Teixeira Barbosa, Mãe Val, da geração Bantu é coordenadora geral de uma entidade sem fins lucrativos que trabalha com crianças, adolescentes e idosos em Salvador, Bahia. É conselheira de uma área de preservação ambiental, o Parque de São Bartolomeu, um parque que têm origem indígena e africana

Vilinta Kaiomalo Taukane, Anciã do Povo Indígena Bakairi. Mora na Aldeia Kuiakware, em Mato Grosso.

Zelinda Machado de Castro e Lima é pesquisadora da Cultura Popular do Maranhão. Autora dos livros “Pecados da Gula: Comeres e beberes das Gentes do Maranhão” e “Rezas, Benzimentos e Orações”. É artesã, professora de artes, coordenadora de projetos e assessora do Estado nas áreas de cultura popular e patrimônio cultural. É avó de dez netos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>