FORTALECIMENTO DE ALIANÇAS ENTRE OS POVOS

  Inquietação: Como fortalecer a aliança entre os Povos Tradicionais?

 A aliança representa um contrato de confiança mútua para um objetivo, uma missão comum. Ao compartilhar saberes existentes, construímos novos saberes e integramos visões de mundo. Alianças positivas são parte essencial e anunciante de um novo tempo. Sob essa perspectiva, os participantes propuseram:

 -        O intercâmbio entre povos deve estar contido nas estratégias de desenvolvimento e sustentabilidade das comunidades. O desenvolvimento dos projetos em rede possibilita a troca de experiências e fortalece as pautas políticas dos grupos envolvidos. Já as ações isoladas arriscam-se a ficarem invisíveis.

-     Para construir uma aliança entre povos e grupos tradicionais no Brasil é preciso fortalecer e conectar comunidades guardiãs da ancestralidade nas diversas regiões do país (norte, sul, leste, oeste).

-       As ações de fortalecimento da rede devem considerar a criação de grupos regionais, visando a articulação dos recursos existentes (materiais e humanos).

É necessário promover a realização de atividades de intercâmbio e convivência para construir um vínculo social e espiritual que sirva de base para o engajamento político e construção de propostas comuns

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>