O SONHO DA AVÓ BERNADETTE

Aos 5 anos, Bernadette teve sua primeira visão. Deste acontecimento em diante trilhou um caminho que a levou a ser, hoje,Mestre do Ritual Bwiti Iboga e do ritual de Iniciação das Mulheres. É presidente da Associação dos Praticantes de Medicina Tradicional para a saúde do Gabão desde 1994.

“Saúdo vocês de todo o coração: amigos presentes e todos seus irmãos, filhos, netos e crianças. Quero desejar longa vida a todos nós. Sou Bernardette Rebienot, sou da África Equatorial. A missão que Deus me deu nesta Terra é a medicina natural. Faz 50 anos que pratico esta missão.

Meu primeiro desejo é ver a reconciliação dos humanos com a Natureza. Nós desobedecemos suas leis e ela se zanga conosco. Olhem para as catástrofes que estão acontecendo pelo mundo. São testes que vamos passar daqui em diante.

Meu segundo desejo é que a humanidade recoloque o feminino no centro do mundo. Isso poderá prover o equilíbrio necessário para a reconciliação. As mulheres são amigas da água, pois a preservam dentro do seu próprio corpo, para poder dar a vida a outros de nós. Na terra de onde venho, as mulheres ocupam um lugar muito importante.

Desejo que mantenhamos as tradições dos povos, pois nossos filhos estão perdidos como pássaros sem ninho. E somente as tradições podem colocar seus pés na terra. Grata pela irmã Maria Alice, por trazer este tema: o fluir das águas. Recordo, em minha infância, que nos ensinavam já desde bem cedo a trazer a água para a casa e acender o fogo na cozinha. Essas eram as primeiras lições.

Meu desejo mais profundo é a paz. E é um bom agouro estarmos neste lugar que se chama Unipaz. Mas as pessoas não compreendem a paz, e apenas quando a perdem é que passam a valorizá-la.

Um especial agradecimento a nossos ancestrais. Sinto o Brasil como minha casa, pois aqui enxergo muitos traços de minha própria terra”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>