O SONHO DA AVÓ MONA POLLACA

Seu nome, Polacca, que significa “borboleta” na língua Hopi. Em Hopi Iore, a borboleta simboliza a transformação espiritual do homem. No lado do seu pai, ela é uma Hopi-Tewa dos clãs do Sol e do Tabaco. No lado de sua mãe, avó Mona é Havasupai, do povo da água azul esverdeada, do Grand Canyon, no Arizona. Trabalha com a questão do alcoolismo e do abuso de substâncias tóxicas há cerca de 30 anos.

“Estimo deveras este tema: o fluir das águas. A água é uma criação sagrada, é um elemento sagrado, o primeiro fundamento. O povo Hopi diz que as chuvas são as bênçãos dos ancestrais sobre o que nós estamos fazendo.

Em minha terra natal predominam os desertos. Nós não possuímos riachos, nem rios. Nós dependemos de nossas preces para ter alguma água, para fazer crescer nossas sementes. Quando chego em lugares que tem muita água, me emociono e jogo um pouco dela na direção de minha terra, para que um pouco dessas chuvas cheguem à nossa comunidade e aos nossos jardins.

Pensando em como nos reunimos, considero esta a realização de uma visão. Temos muitas preocupações e questões mas também muita esperança e isso nos trouxe aqui hoje. E seguindo adiante, nesta mesa, ao redor do fogo, atravessando fronteiras, cruzando limites, não apenas geográficos, mas também psicológicos e espirituais.

Nossa jornada é adiante. É tempo de assumir este compromisso de parceria, entre nós. Como disse o grande chefe Lakota Touro Sentado: vamos unir nossas mentes, para que tenhamos a vontade, a força, para fazer isso, pelas próximas sete gerações”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>